Avançar para o conteúdo
Início » 26-28 Out. 2007 – III Conferência dos MEP

26-28 Out. 2007 – III Conferência dos MEP

    Os Militares Evangélicos de Portugal, realizaram a sua III Conferência em 26-28 de Outubro nas instalações da ABLA – Associação de Beneficência Luso – Alemã, em Carcavelos. A participação durante os três dias ascendeu a mais de 50 pessoas o que constituiu uma alegria para a organização e um símbolo de continuidade nos seus 13 anos de ministério.

    Na Sexta feira pelas 20:00, chegaram os primeiros participantes, onde destacamos a chegada do TCor Murdock de Inglaterra e os Polícias Laurentino e Juan com suas respetivas esposas de Espanha em representação da “ACP – Asociacion Cristiana de Policias Cuerpos y Fuerzas de Seguridad”. Neste ambiente, a consequente troca de abraços de amizade e saudade entre os membros presentes, a que se seguiu um jantar muito simples para conforto dos estômagos.
    Pelas 21:00, houve um tempo de louvor e adoração a Deus, dirigido pelo SAJ Jorge Raposo, tendo-se seguido numa breve meditação sobre a palavra “EBENEZER”, pelo membro e sócio mais maduro dos MEP – O veterano Pastor Alfredo Machado, que mais uma vez com a sua esposa nos honrou com a sua presença e palavra sábia.

    O Sábado teve um programa muito preenchido, tendo-se iniciado com oração dirigida pelo CTen José M. Pereira, seguido de um maravilhoso tempo de louvor e adoração a Deus, pelo grupo de jovens da Igreja Baptista da Tires “Louvar-te”, dirigidos pelo seu Líder – Jonas Pascoal e apoio do seu Pastor – Daniel Pascoal.

    Seguiram-se alguns momentos de especial elevação musical, com o melodioso som da Harpa tangida pelo Pastor Samuel do Brasil. Preparados os corações, escutou-se atentamente a palavra de Deus por parte do nosso sócio, Coronel Capelão das FA’s Sul Africanas e Pastor Ramiro de Freitas; que nos falou sobre “O Servo” no âmbito do tema da conferência: Liderança Militar/Cristã, o qual levou o auditório à verdadeira simbiose que deve existir entre: Líder e Servo.
    Após um intervalo para café e convívio, teve lugar a celebração da “Ceia do Senhor”, dirigida pelo Cabo/GNR Joaquim Capelas coadjuvado pelo irmão TCor Murdock de Inglaterra e Polícia Laurentino de Espanha. Foram momentos enriquecedores para a comunhão espiritual entre os membros participantes e fortalecimento do corpo de Cristo.

    Na parte da tarde conforme previsto iniciou-se o programa pelas 15:00, dirigido Pelos, Cor José Gonçalves e SChefe Joaquim Sarzedas. O orador convidado Dr. Klaus, Vice-Presidente da ASPEC – Associação Sócio Profissional dos Evangélicos Cristãos, presenteou os participantes com uma excelente apresentação dentro do tema da conferência, em duas vertentes: Integridade Cristã e Pirâmide Invertida. Abordou de forma brilhante estas duas áreas complementares, tendo constituído uma mais valia para os que tiveram o privilégio de o ouvir.

    Depois de um tempo para descanso e jantar servido pela ABLA, pelas 21:00 iniciou-se a reunião sob a direção do SMOR Armando Almeida. Para o período da “Reflexão MEP” foi constituída uma mesa sob a liderança do Presidente da Assembleia Geral – Cor Carlos M. Jorge, coadjuvado pelos: Presidente da Direção – TCor Samuel Cóias e Presidente do Conselho Fiscal – Cor José Gonçalves. Nesta reflexão foram abordados alguns pontos, de entre os quais se destacam: Liderança, Como ativar o corpo, Boletim e Bíblias MEP.

    Para além das intervenções que se escutaram com muito agrado, foi notado um forte desejo para que Deus levante uma Líder na área “MEP – Feminino” para dar continuidade a esta área iniciada pela irmã Lídia Cóias (descansando no Senhor), o que muito nos apraz registar! Foi ainda referida a necessidade de algumas alterações na liderança, a muito curto prazo. Assim, foi solicitado aos presentes o envio por escrito dos seus pontos de vista/opiniões para análise e ação em reunião da direção, aguardando-se as mesmas com expectativa.

    O encerramento da conferência foi considerado com a participação dos MEP no culto da igreja “River Side”, pela manhã de Domingo. Por gentileza desta amada igreja e dos seus pastores Eddie e Marta, houve ainda oportunidade para apresentar o ministério dos MEP, com uma ênfase especial para o projeto das Bíblias, a todos os presentes. Após o abençoado culto em que consideramos ter terminado coma chave de ouro, seguiu-se um almoço comunitário organizado pela igreja, no qual participaram todos os presentes com muita alegria e algum apetite.

    Para finalizar, não podendo deixar de registar para além da presença dos nossos irmãos de Inglaterra e Espanha a representação dos Militares Evangélicos de S. Tomé e Príncipe – TCor Alfredo Marçal Lima e Soldado Fabião de Moçambique. Não estava previsto a presença destes amados irmãos, o que constituiu uma agradável surpresa. Lamentamos a falta de muitos outros que gostaríamos que tivessem estado presentes também e pelos quais orámos.

    Uma palavra final de agradecimento a todos quantos se esforçaram: Orando, colaborando e participando, para que esta conferência mais uma vez tenha acontecido. Bem Hajam!

    A DEUS TODA A GLÓRIA! “EBENEZER”